Pais devem promover uma cultura anti drogas em casa

LUANDA, MAS VÁLIDO TAMBÉM PARA PORTUGAL E RESTO DOS PAISES...

O docente da Universidade Agostinho Neto (UAN), Abel Chico Joaquim, é de opinião que os pais devem promover em casa uma cultura anti-drogas, tanto as lícitas, como o álcool, cigarro, a auto medicação, como as ilícitas.

Em declarações hoje à Angop, no município da Ingombota, o sociólogo disse que os pais devem se informar sobre os danos causados pelas drogas para poderem alertar os filhos sobre os riscos e as consequências que elas implicam.

Por este facto, sugere a criação de um "canal aberto" para que o adolescente ou jovem saibam que podem conversar sobre esse tema com os pais.

"Os pais devem reservar tempo para acompanhar as actividades dos filhos, tanto as tarefas escolares como as actividades de lazer", referiu.

Para o sociólogo é importante que o pai demonstre interesse sobre como o filho passou o dia, qual a relação com seus amigos, pois isso ajuda a estabelecer uma relação de proximidade e confiança entre os dois.

Desde a primeira infância, prosseguiu, é preciso estabelecer regras coerentes com a idade e a maturidade do filho e garantir que sejam cumpridas mesmo que ele se sinta contrariado.

De acordo com Abel Chico, é igualmente preciso estar sempre atento, saber onde o filho está e saber quem são suas companhias.

Não basta apenas saber a hora em que ele chegou em casa. É necessário cumprir algumas responsabilidades para poder ter mais liberdade, conclui.

Comentários

Mensagens populares