O Verao da lata....

No verão de 1987/1988, um navio chamado "Solana Star", de bandeira Panamenha, com um carregamento de 20.000 latas de maconha de “alta qualidade”, prensada com mel e glicose, (pesando 1,25 Kg cada) procedente de Cingapura, passava sussa pelo litoral do Brasil em direção aos Estados Unidos. Seus tripulantes ficaram então sabendo que policiais brasileiros e agentes do DEA (Drug Enforcement Agency) americano, estavam prontos para interceptar o carregamento.


Temerosos de serem presos, os tripulantes jogaram toda a carga no mar a umas 100 milhas da costa e penetraram sorrateiramente no porto do Rio de Janeiro durante a noite, onde abandonaram o navio. O único que sobrou foi o cozinheiro, o americano Stephen Skelton, que foi prontamente detido pelas autoridades e condenado a vinte anos de cadeia.

Durante várias semanas, latas do material foram encontradas nas praias brasileiras no litoral entre Espírito Santo e Rio Grande do Sul, fazendo a alegria de muitos loucos brasileiros.
A polícia litorânea se esforçava para apreender o material. Em vão: menos de 10% das 20 mil latas foram recolhidas. O restante ficou ao léu, afundou ou foi capturado por curiosos que protagonizaram o episódio conhecido por Verão da Lata.

O navio foi confiscado, permanecendo por dois anos ancorado no arsenal de marinha. Em junho de 1989 foi levado a leilão e arrematado por NCZ (Cruzados Novos)$ 470.000, convertidos para o Conselho de Federal de Entorpecentes. Foi reformado, mas na sua primeira viagem, naufragou.


Comentários

Enviar um comentário

Diz o que pensas...

Mensagens populares