Fumar cannabis aumenta susceptibilidade ao cancro e infecções

Um grupo internacional de imunologistas descobriu que fumar cannabis pode inibir o sistema imunitário. O estudo, publicado na revista European Journal of Immunology, revela o porquê de os consumidores desta droga se tornarem mais susceptíveis a certos tipos de cancro e infecções, avança o portal de saúde Alert Online.


A equipa, liderada por Prakash Nagarkatti da University of South Carolina, nos EUA, focou a sua investigação nos canabinóides, um grupo de substâncias encontradas nas plantas do género Cannabis, incluindo o delta-9-tetraidrocanabinol, actualmente utilizado para fins terapêuticos.


De acordo com o líder do estudo, a explicação para esta supressão está relacionada com um tipo singular de células imunitárias, que só recentemente foram identificadas, denominadas “myeloid-derived suppressor cells (MDSCs)”.


Enquanto a maioria das células imunitárias protege o organismo contra infecções e cancros, as MDSCs inibem o sistema imunitário. A presença destas células está aumentada em pacientes com cancro e acredita-se que podem suprimir o sistema imunitário, diminuindo a eficácia das terapias anti-cancerígenas.


Inibição do sistema imunológico


Os investigadores demonstraram que os canabinóides podem estimular um grande número de MDSCs através da activação dos seus receptores. Este estudo comprovou, pela primeira vez, que estas substâncias podem inibir o sistema imunológico, através da activação das MDSCs.


"Estes resultados levantam questões interessantes sobre se o aumento da susceptibilidade a certos tipos de cancro ou de infecções causadas por fumar cannabis resultam da indução de MDSCs", declarou Nagarkatti.


Se é verdade que, devido à sua natureza imunossupressora, os canabinóides podem causar um aumento da susceptibilidade ao cancro e de infecções, “mais estudos sobre estas substâncias podem proporcionar possibilidades para tratar um grande número de doenças para as quais a supressão da resposta imune é realmente benéfica".

Comentários

Mensagens populares