Cronica: As provas cientificas não contam, Senhor Ministro?

As provas cientificas não contam, Senhor Ministro?

Que o consumo de canábis é menos prejudicial à saúde que o tabaco e o álcool, já é do conhecimento científico. Contudo, por que razão teima o poder político em aniquilar as vozes emergentes?

Certamente, faz-me pensar na necessidade de Gordon Brown,primeiro ministro do Reino Unido, continuar a agradar a faixa mais conservadora. Porém, certamente, não pensou na sua incoerência científica e discursiva quando esteve prestes a considerar a canábis uma droga dura.

Como a sua falta de senso é de um tamanho descomunal, foi preciso que David Nutt, principal conselheiro do Conselho Científico, afirmar, com base em estudos realizados, que o canábis é menos nocivo que o álcool.

-O que acontece em seguida? – perguntam vozes curiosas.
- É despedido! – manda Brown.

Pois é, isto de dizer a verdade tem o seu preço.
O que Brown não pensou é na aliança dos cientistas.
Nunca se esqueça, Senhor Ministro, os cientistas convivem com outros cientistas, são renegados do mundo. Por isso, acha mesmo que não iam defender um dos seus?
Erro crasso que vai sair caro.

-Por que razão? – voltam a perguntar a vozes curiosas.
- Simples, simples. Ter a comunidade científica unida contra a comunidade politica é uma paragem na evolução. – respondo eu, antecedendo a guerra que vai ser travada.

“Os erros passam, a verdade fica”, já referia Diderot no século XVIII, talvez antevendo a falta de discernimento de um Chefe de Estado que deveria, em pleno século XXI, saber que canábis pode ser benéfico para a saúde e que o conhecimento científico cabe aos cientistas.
Pode ser que com o aumento dos custos médicos e de doenças cardio-respiratórias, facilmente tratáveis com o uso e consumo de canábis nas suas diferentes vertentes, os governos compreendam que as medidas pró-canábis surtiriam numa diminuição de doenças causadas pelo consumo de tabaco e álcool, este sim, bem mais prejudicial, segundo Nutt.

Criado por : Andreia S.
Para : Cannabis.com.pt

Comentários

Mensagens populares